quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

INCENTIVAR A LEITURA

Um comentário:

Hildebrando - UNB LINGUAGENS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS disse...

Como Incentivar o Hábito da Leitura nas Séries Iniciais
Acadêmico(s) : Silvia Gomes da Silva
Orientador(es): Sirlei Ferreira de Lima Gomes
Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – Ceulji/ULbra
O indivíduo que lê está contribuindo para o enriquecimento pessoal e para a sua
compreensão do mundo: paralelamente o crescimento econômico e social de uma nação
depende em grande parte do grau de instrução de seu povo. A leitura e os livros têm hoje
um novo significado e já não basta a uma pessoa completar sua educação escolar. A tarefa
do futuro é a educação permanente, ou melhor, a auto-educação permanente. Desenvolver
no aluno a familiaridade com a linguagem, a escrita através da leitura de qualquer texto,
numa quantidade tal que os faça gostarem e percebem a importância da leitura para vida. A
metodologia consiste em uma série de atividades inter relacionadas que abrangerão o
trabalho de sensibilização à prática da leitura. Para tanto, delineiam-se algumas atividades:
pesquisa bibliográfica, uso de livros, revistas, projetos de leituras etc. No decorrer deste
projeto, notou-se que houve mudanças na conscientização de alunos e dos docentes da
escola. Desde já a escola tornou-se um ambiente mais agradável e de trânsito informal,
incentivador do hábito da leitura dentro da escola, reforçando o papel escolar de ensinoaprendizagem.
Os resultados parciais indicaram que o processo de ensino-aprendizagem
tradicional não desenvolve as habilidades conjuntas de teoria e prática, pois a principal
preocupação ainda centraliza-se na transmissão de conteúdos isolados da realidade social
dos alunos. Através das aulas os alunos poderão investigar os problemas reais e os
conflitos existentes na sociedade, integrando-se com a comunidade e contribuindo para a
solução dos mesmos. Tal fato foi comprovado através de conversas nas reuniões entre pais
e professores e constatado com a evolução das crianças quanto ao hábito de leitura e o
prazer de ler em casa. Aos poucos a comunidade passou a visitar com mais freqüência a
escola. Ao longo das atividades na escola observou-se uma mudança do tratamento dos
professores para com os alunos, pois passaram a ver que eles, em pouco tempo tinham
avançado no seu hábito de leitura. O ouvir história e o brincar. A interação do mundo mágico
da literatura infantil como o lúdico transforma a hora do conto num universo de fantasia, a
imaginação é o passaporte fundamental desta viagem. O projeto de pesquisa tem permitido
problematizar as questões metodológicas referentes às aulas nas séries iniciais
possibilitando uma reflexão nos docentes para rever sua prática pedagógica na escola.